quinta-feira, 16 de junho de 2011

AMAV Participa do Projeto Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local

A AMAV fez parte do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento Humano Local. Trata-se de um projeto-piloto que surgiu do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), assumido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), com o desafio de consolidar uma metodologia de desenvolvimento humano local a partir das realidades dos Municípios brasileiros.
"O objetivo do projeto CapaCidades é prover apoio e serviços aos Municípios de forma a fortalecer suas capacidades e equipar instituições públicas, organizações da sociedade civil e setor privado com o conhecimento, experiência e ferramentas necessárias para formulação, implementação e avaliação de políticas e programas municipais, convergindo esforços em andamento no local voltados ao desenvolvimento socioeconômico inclusivo e sustentável."


Para escolha dos Municípios foram levados em consideração dois índices: o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Índice de Responsabilidade Fiscal e Social (IRFS). Visitas Técnicas verificaram ainda a capacidade de gestão municipal e o nível técnico do quadro funcional, mobilização da sociedade civil e segmento privado, além da organização geral da visita e comprovação dos dados enviados.
Como parceiros desse processo de construção metodológica foram escolhidos quatro Municípios: Marliéria/MG - Jaguarão/RS - Barbalha/CE - Abaetetuba/PA.
Abaetetuba, em seu Plano de Ação Estratégico, priorizou a gestão de resíduos sólidos como estratégia de melhoria de condições de vida dos munícipes e a conservação dos recursos naturais abundantes na região. Entre as ações estratégicas previstas estão a recuperação e a conservação de mananciais hídricos, ampliação do controle ambiental e reciclagem comunitária, além do fortalecimento da Conferência Municipal de Meio Ambiente. A economia e a produção local aparecem também como prioridade, com destaque para a verticalização da produção do açaí. Ações integradas para a promoção do ecoturismo e da cultura aparecem como foco entre as prioridades.
O Município de Abaetetuba está de parabéns pela conquista de um Projeto dessa dimensão.
Maiores informações pode ser obtidas no site: http://cdhl.cnm.org.br ou por meio de contato direto dos Municípios.

Denise Messias (Coordenadora do Projeto PNUD/CNM) com representantes do Poder Público,
Sociedade Civil e Poder Privado em Abaetetuba 

Nenhum comentário:

Postar um comentário