terça-feira, 28 de junho de 2011

Programa Agenda Ambiental na Administração Pública - A3P

A Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P, “é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa implementar a gestão socioambiental sustentável nas atividades administrativas e operacionais do Governo. A A3P tem como princípios a inserção de critérios ambientais que vão desde uma mudança nos investimentos, compras e contratações de serviços pelo governo até uma gestão adequada dos resíduos gerados e dos recursos naturais utilizados”.
O programa estimula os gestores públicos a incorporarem “princípios e critérios de gestão ambiental nas atividades administrativas por meio de adoção de ações que promovam o uso racional dos recursos naturais e dos bens públicos, o manejo adequado e a diminuição do volume de resíduos gerados, ações de licitação sustentável, compras verdes e ainda o processo de formação continuada dos servidores públicos.
Um dos fundamentos da A3P é a Agenda 21, que no Capítulo lV indica aos países o “estabelecimento de programas voltados ao exame dos padrões sustentáveis de produção e consumo e o desenvolvimento de políticas e estratégias nacionais de estímulo às mudanças nos padrões insustentáveis de consumo.
O programa também pode ser usado como modelo de gestão ambiental por qualquer segmento da sociedade.

Baixe a cartilha do Programa da A3P:

(Ângela Mª Mata Araújo - Presidente da AMAV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário