segunda-feira, 6 de junho de 2011

Ministra do Meio Ambiente diz que Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por não reciclar todo lixo

Em pronunciamento na noite deste domingo (05 de Junho), em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a ministra Izabella Teixeira (Meio Ambiente), afirmou que, no Brasil, nem todo lixo é reciclável e, por essa razão, o país deixa de ganhar dinheiro. Izabella afirmou que o país produz cerca de 183 mil toneladas de lixo diariamente e que cada cidadão brasileiro produz cerca de 1,5 kg de lixo. A ministra falou também da relevância do trabalho dos catadores de lixo, que, em todo o país, trabalham reunidos em cooperativas e que a partir de 2014 será proibido lixões a céu aberto.

- O Brasil deixa de ganhar R$ 8 bilhões por ano por não reciclar tudo que é possível... A simples atitude de separar o lixo facilita o serviço dos catadores - disse Izabella Teixeira.

A ministra convocou a sociedade a colaborar com atitudes como a coleta seletiva do lixo e separe o lixo úmido do lixo seco, o que auxilia no trabalho dos catadores. Izabella pediu aos brasileiros que pensem juntos sobre o tema. Para Izabela, a falta de políticas para cuidar da coleta e da destinação do lixo é "dos mais graves problemas do planeta".

O Globo - Publicada em 06/05/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário