quinta-feira, 31 de março de 2011

Fórum Social Mundial 2009

AMAV RUMO AO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL 2009
VIOLÊNCIAS PLANETÁRIAS – Causas e Soluções
O Planeta Terra vem mudando constantemente não só por causas naturais, mas também pela ação do homem.
A problemática dos resíduos sólidos e líquidos “o efeito estufa” causado por substâncias que destroem a camada de ozônio, os impactos negativos da monocultura da soja e da cana de açúcar (etanol) e o desmatamento para criação de gado são alguns dos problemas ambientais decorrentes das atividades do homem.
Os resíduos sólidos e líquidos vem se tornando um dos mais graves problemas ambientais. Estão aumentando tanto em qualidade quanto em variedade. A cada dia que passa surge no mercado um novo produto e com uma nova embalagem, portanto, um novo resíduo. Os resíduos sólidos e líquidos quando não recebem o tratamento e o destino adequado, contaminam e poluem o ar, o solo e a água.
O “efeito estufa”, desestabilizador do equilíbrio energético do planeta, é segundo os cientistas o causador do aquecimento global. Gases como o carbônico, o metano, o dióxido e monóxido de carbono são apontados como os principais componentes atmosféricos que vem contribuindo para o “efeito estufa” além dos CFC (utilizados em geladeiras, condicionadores de ar, frascos de aerossóis, etc.,). Os sistemas de transporte valiosos para a economia mundial, assim como as indústrias; as queimadas, a decomposição microbiana da matéria orgânica, sob condições anaeróbicas, além de outras mais, emitem gases nocivos à atmosfera; a pecuária brasileira ocupa segundo pesquisas cerca de 80% de todas as áreas desmatadas na Amazônia. Para pesquisadores do Greenpeace o Brasil é o quarto emissor mundial de gases do “efeito estufa”. Como conseqüências acarretam graves danos à saúde humana.
A monocultura da soja, segundo pesquisadores ambientais, causam impactos ambientais negativos por degradarem áreas de ricos ecossistemas em biodiversidade. O avanço da cultura da soja na Amazônia é preocupante.
O etanol como combustível para veículos tem a vantagem de ser uma fonte de energia renovável e menos poluidora que os derivados do petróleo, mas, a produção desse produto causa impactos negativos e problemas ambientais gerados pela monocultura da cana-de-açúcar.
Qual a causa de toda violência planetária? É o desconhecimento das leis da natureza? É o afastamento do homem da natureza? É o egoísmo desmedido?
A atmosfera e os demais componentes naturais do planeta são fundamentais para a vida na terra. O homem precisa entender o funcionamento do universo em que vive para que possa colaborar para uma sociedade sustentável.
O debate sobre VIOLÊNCIAS PLANETÁRIAS – Causas e Soluções ocorreu no dia 31/01/2009 na UFPA – Básico – Bloco Hp – Sala 05 e contou com uma média de 40 (quarenta) participantes.
Palestrantes: Antenor Carlos (Pedagogo), Apollonya Porcelli
(Socióloga e Especialista em Educação Ambienta) e
Ângela Araújo (Pedagoga e Especialista em Educação)

A palestrante convidada, indicada por pesquisador da UFPA -  Belém, foi a socióloga e Especialista em educação Ambiental Apollonya Porcelli da Cornell  University – Ithaca -  NY , que veio pela Travel Funding Request Form (ressaltamos que Apollonya coordenou um projeto de sustentabilidade no município do Moju em 2008).
Teve como facilitadores a Pedagoga, Orientadora Educacional e Especialista em Educação e Ambiente da AMAV Ângela Maria Mata Araújo e o Pedagogo Antenor Carlos Pantoja Trindade.

Ângela Araújo, Presidente da AMAV
Participantes do Evento

A participação da AMAV no Fórum contou com o patrocínio de Ana Maria Mata Araújo e com o apoio da Arapari Navegação, UFPA Campus Abaetetuba e Maria Cardoso Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário